Pequenos passos concretos, projeto de educação e segurança alimentar em Cuba

Segurança alimentar? Aceito! Vejamos como um projeto simples e virtuoso, alcançou excelentes resultados na complexa realidade cubana… 

Em Cuba, a segurança alimentar é um problema sério. Durante décadas, a agricultura da ilha era baseada quase que exclusivamente na produção de cana-de-açúcar e, devido ao embargo americano, contava com volumosas exportações para a União Soviética. Por isto, com a queda do muro de Berlim, a situação já precária ficou dramática. O governo se comprometeu a garantir as necessidades mínimas da população, apostando principalmente no desenvolvimento da agricultura urbana. 

A partir de 2009, o Slow Food deu início a um projeto de educação alimentar na ilha. No começo, numa cidade a 90 quilômetros da Havana (Itabo) e depois, num bairro operário da capital (Pogolotti, em homenagem a um operário italiano que emigrou para a América). 

As atividades – administradas pela associação Proyecto Comunitario Conservación de Alimentos que, a partir de 2004, faz parte da rede do Terra Madre – constam de cursos de formação que ensinam a variar a dieta, cultivando hortaliças, legumes, ervas aromáticas e frutas para consumo familiar. O foco dos seminários é a produção orgânica e as melhores técnicas para obter safras abundantes e de boa qualidade, com recursos limitados. Os que participam dos cursos têm a responsabilidade de formar, por sua vez, outros membros da comunidade, para que os benefícios possam ser compartilhados ao máximo. 

O impacto de uma ideia tão simples é muito forte num país que importa 80% de suas necessidades alimentares. 

«Depois de ter participado das edições do Terra Madre de 2006 e 2008 em Turim – explica José Lama, diretor do Proyecto Comunitario Conservación de Alimentos – compreendemos que o trabalho realizado com produtores e crianças responde à filosofia do Slow Food. Ambos trabalhamos por uma alimentação melhor, por justiça social e por uma produção alimentar que respeite o meio ambiente e as pessoas». 

Apoie o projeto!
Apoie o Slow Food!i e faça uma doação!

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Peixe de Varal

Pescados artesanais, cozinha local, sabedoria caiçara, tempo, sol e mar,  são esses os ingredientes que da Peixe de Varal. Angélica Souza é pescadora, cozinheira e empreendedora na Peixe de Varal. É um...

Território e Cultura Alimentar no Ceará

Projeto propõe ações de fortalecimento junto a comunidades indígenas cearenses A confluência entre a Associação Slow Food do Brasil (ASFB), a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, através do Projeto São José, e a...