Indigenous Terra Madre – Encontro mundial dos Povos Indígenas

Há anos o Slow Food Internacional trabalha com numerosas comunidades indígenas nos cinco continentes permitindo que a rede entrasse sempre mais em contato com a realidade do mundo indígena. Esta cooperação proporcionou a compreensão de que os povos indígenas são guardiões não somente de um profundo sentimento de harmonia com a natureza mas exprimem culturalmente uma visão holística da relação do homem com o ambiente. Este comportamento lhes torna importantes interlocutores para a rede Terra Madre, exemplos através dos quais recuperar uma aproximação à natureza e à cultura do alimento.

A visão holística compartilhada com todos os povos indígenas nos recorda que todos nós temos a mesma responsabilidade em relação ao ambiente, à bodiversidade e à produção e ao consumo de alimento. Assim, decidiu-se proporcionar um protagonismo às comunidades indígenas compartilhando com elas o palco da cerimônia de abertura do Terra Madre 2010 em Turim, iniciado com os discursos em língua nativa de cinco delegados indígenas que ressaltaram a importância da diversidade cultural e lingüística, a defesa das etnias e a valorização da memória.

Com estas premissas o Slow Food decidiu abraçar a causa indígena valorizando ao interno da rede Terra Madre a visão indígena do nosso planeta e a importância do saber tradicional e assim também decidiu organizar Indigenous Terra Madre (Terra Madre Indígena), um evento realizado com colaboração com Slow Food Säpmi, Slow Food i Sverige e Slow Food a Jokkmokk (Sápmi, norte da Suécia) de 17 a 19 de junho de 2011.

O evento aprofundará temáticas de interesse dos povos indígenas e terá representantes indígenas da rede de Terra Madre provenientes de todo o mundo. Os representantes indígenas de nossa rede que participarão ao encontro já estão sendo selecionados e contatados para colaborar na definição dos debates a serem realizados. Em Jokkmokk, terra dos Sami, serão discutidas questões associadas ao clima, ao alimento, ao saber tradicional indígena e à importância de salvaguardar a agro-biodiversidade na ótica da filosofia de Slow Food. 

 


 

 

 

Leave a Comment:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Dona_joana_manue_foto_Jussara_Dantas

Três vezes manuê

Date 1 dezembro, 2022
O manuê ou manauê é um bolo de milho e melado de cana com muito sabor e muita história. Faz parte do...

WhatsApp-Image-2022-11-17-at-16.22.06

“É preciso mudar radicalmente o sistema alimentar vigente”, defende Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, em evento realizado em São Paulo no início de novembro de 2022.

Por mais ativismo alimentar na gastronomia

Date 18 novembro, 2022
“É preciso mudar radicalmente o sistema alimentar vigente”, defende Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, em evento realizado em São Paulo...

taioba Festival Arca do Gosto 2016

Festival Arca do Gosto

Date 16 novembro, 2022
O Festival Arca do Gosto é um festival ecogastronômico voltado para a sensibilização de restaurantes e comensais sobre a biodiversidade e os...