Encontro da Comissão Brasileira da Arca do Gosto

O próximo encontro da Comissão Brasileira da Arca do Gosto terá Santo Antônio de Lisboa, em Flórianopolis, como cenário. Entre os dias 11 e 13 de junho os membros da Comissão se reúnem para avaliar a candidatura de novos produtos. O encontro será realizado pelo Instituto Morro da Cutia de Agroecologia (IMCA), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Em Florianópolis, a organização conta com o suporte do Convivium Slow Food Engenho de Farinha e do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (CEPAGRO).

Durante os dias do encontro acontece a Semana Cultural de Santo Antônio de Lisboa, com uma rica programação. Além disso, os membros da comissão irão visitar algumas comunidades do alimento . Na sexta, dia 12, a Comissão se reúne para discutir 13 candidaturas de produtos de todo o Brasil. Na hora do almoço, o chef Ubiratan Farias, do Restaurante Villa Açor de São José (SC), vai preparar pratos típicos usando como ingrediente o berbigão, um dos produtos a ser avaliado.

Os membros da Comissão também participam da abertura do Festival Gastronômico "Comidas Típicas da Ilha", sob orientação da Professora Silvana Graudenz Müller, do CEFET-SC e de um jantar de confraternização no Restaurante Chão Batido, do chef Ivan Sartorado , membro da Rede Terra Madre. Ainda na programação um café colonial no engenho das irmãs Inácia, Wilma e Maura do Nascimento, que fazem parte da Comunidade da Bijajica do Terra Madre , em Três Barras, Palhoça (SC) e a preparação da farinha polvilhada no Engenho do Sr. Osmar Mendes Marcelino, da Rede Terra Madre e membro do Convivium Engenho de Farinha, em Paulo Lopes (SC).

Leia mais sobre a Arca do Gosto.

Conheça os alimentos brasileiros na Arca do Gosto.

Leave a Comment:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Dona_joana_manue_foto_Jussara_Dantas

Três vezes manuê

Date 1 dezembro, 2022
O manuê ou manauê é um bolo de milho e melado de cana com muito sabor e muita história. Faz parte do...

WhatsApp-Image-2022-11-17-at-16.22.06

“É preciso mudar radicalmente o sistema alimentar vigente”, defende Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, em evento realizado em São Paulo no início de novembro de 2022.

Por mais ativismo alimentar na gastronomia

Date 18 novembro, 2022
“É preciso mudar radicalmente o sistema alimentar vigente”, defende Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, em evento realizado em São Paulo...

taioba Festival Arca do Gosto 2016

Festival Arca do Gosto

Date 16 novembro, 2022
O Festival Arca do Gosto é um festival ecogastronômico voltado para a sensibilização de restaurantes e comensais sobre a biodiversidade e os...