preparao.jpg

Acontece no Convivium Slow Food Recife

Projeto Semeando Gosto e Saúde  
O gosto tem que ser aprendido e tem que ser ensinado. Eis o pressuposto impulsionador deste projeto. Conscientizar a população da importância do consumo de produtos agroecológicos. Para tanto, iniciamos com o apoio de alunos de agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco a plantar  hortas e realizar palestras em algumas instituições de ensino (faculdades e ONG’s).

Plantio da primeira horta na Faculdade Boa Viagem

preparao.jpg

horta.jpg

plantao.jpg

suspensa.jpg

Reunião Degustativa –
O Panelaço – Protesto à brasileira

Avental na cintura, faca em punho e muito trabalho! Era o Panelaço, tema da sexta "Reunião Degustativa" realizada no 24 de Maio (sábado). Todos mobilizados em desvendar os meandros do nosso maior ícone gastronômico, a Feijoada. De origem sempre discutível e de domínio público (ao ponto de cada participante da reunião ter praticamente um modo de prepará-la), uma coisa é certa quando o assunto é Feijoada, ela é sempre aglutinadora e plural. Agora, mais do que nunca! Muito mais para cozinhá-la.

Couve bem fininha refogada no alho, farofa, banana empanada, caldinho, molho de pimenta, laranja, arroz bem branquinho para contrastar com o feijão, uma mesa de caipifrutas tropicais (de limão, cajá, caju…), tudo como manda a tradição!!! No nosso Panelaço teve muito barulho, das panelas, muito suor, do trabalho e muita fartura, da nossa cozinha!

Confira as fotos!!! 

cozinha.jpg

  brigada.jpg 

panelo.jpg

 na_cozinha.jpg 

 mesa.jpg

O Slow Food Recife realiza mais um tour gastronômico urbano!!!

Olinda dos Mosteiros, da folia e agora das delícias. O Convivium Slow Food Recife realiza no dia 03 Agosto de 2008 mais um roteiro gastronômico urbano. Desta vez os sabores de Olinda serão desvendados e saboreados. Pretende-se valorizar e reconhecer alguns agentes que fazem a Cozinha da Cidade Patrimônio da Humanidade.

Este tour gastronômico é segundo realizado pelo Convivium Slow Food Recife (o primeiro foi pela Cidade do Recife) e faz parte do Projeto Nordeste, Brasil, brasileiro.  Que tem como intuito identificar, conhecer e reconhecer as mais incríveis comunidades dos alimentos do Nordeste, seus botecos, mercados, feiras ou qualquer lugar que preserve as nossas tradições alimentares. Vivência, aprendizado e valorização!

Programação

9:30 – 10:30 – Saída – Mosteiro de São Bento – Apreciar o Canto Gregoriano e degustar cocadas preparadas pelo irmão Francisco e bolachinhas de limão (Bricelet) da Irmã Cecícia da Igreja do Monte. 

10:30 – 12:30-  Caminhada- Rua 27 de Janeiro, passagem pelo passo de Olinda, praça João Alfredo, Restaurante Mourisco, Igreja de  São Pedro,  Casarão vermelho, Rua Prudente de Moraes, 4 Cantos, Via Bernardo Vieira de Melo, Mercado da Ribeira, Museu do Mamulengo.

12:30 – 15h – Almoço no Restaurante Don Francesco –  

15h – 16 – Caminhada – Rua do Amparo, Bodega do Veio, Largo do Amparo, Rua Saldanha Marinho, Igreja da Misericórdia, Largo da Conceição, Observatório e Alto da Sé para degustar Tapiocas.

Serviço:
Data: 03/08/2008 (Domingo).
Valor:
R$ 27,50 por pessoa.
Roteiro guiado com almoço (Bebidas a parte).
PS. Todos as preciosidades gastronômicas do roteiro (cocada, tapioca, bolinhos, licor… ) não estão inclusas no pacote (e fica optativo de cada pessoa degustá-las ou não).
Hora:
9:30
Local:
Mosteiro de São Bento (Mosteiro próximo a Prefeitura de Olinda).
Confirmação: Até o dia 30 (quarta-feira), com Thiago . Fone: 81. 88514906   

 

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress