Universidades

Terra Madre 2006 criou uma rede mundial de mais de 200 universidades. As relações entre estas instituições acadêmicas, as Comunidades Slow Food, e os Chefs de cozinha do Terra Madre podem formar uma base para a conservação e o reforço de uma produção alimentar sustentável.

A proposta do Slow Food é que as universidades e os pólos de investigação estejam empenhados na proteção da biodiversidade alimentar e das culturas a ela ligadas, os recursos naturais e os direitos das populações de usufruir dos bens comuns, as características originais dos produtos perante o risco de contaminação genética. Que as universidades apoiem, em nível promocional, de formação e educação, a produção agroalimentar de qualidade, de pequena escala e sustentável no plano econômico, social e ecológico; defendem o direito dos povos à autodeterminação no campo alimentar e estão ativamente envolvidas na educação da sociedade civil e na formação dos operadores do setor agroalimentar.

Quando a ciência oficial mantém uma relação de reciprocidade com a produção, potencializa as próprias possibilidades e presta um serviço essencial aos seus interlocutores. O mundo acadêmico pode compartilhar os valores do Terra Madre disponibilizando os seus conhecimentos científicos a favor do intercâmbio entre as comunidades locais, para programas de formação e apoio aos produtores conduzidos por especialistas e na organização conjunta dos eventos.

Universidade de Ciências Gastronômicas, promovida pelo Slow Food na Região Emilia-Romagna e Região Piemonte, é a primeira instituição acadêmica do mundo dedicada à formação de especialistas que podem assegurar uma relação estreita entre a gastronomia e as ciências agronômicas para renovar a relação entre a agricultura e a gastronomia, com particular atenção à biodiversidade.

A Universidade de Ciências Gastronômicas (UNISG) foi inaugurada em 2004, tornando-se a primeira universidade deste tipo e oferecendo uma abordagem holística do estudo de alimentos. A originalidade de seus cursos atraiu estudantes de praticamente todos os países do mundo para estudar no campus de Pollenzo, Itália.

A UNISG oferece cursos de graduação e pós-graduação e um programa de especialização. O objetivo é criar um novo entendimento da gastronomia e um novo profissional – capaz de conectar o ato de comer ao ato de produzir, assim como todas as etapas intermediárias.

Saiba mais aqui.

Quer se conectar à Rede Slow Food a partir da sua instituição?