Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia
Coopalm
Cooperativa dos Produtores
de Palmito do Baixo Sul da Bahia
Quando pensamos em palmito pupunha, pensamos num tolete macio em e beneficiado em condições sanitárias adequadas. Este palmito que você tem em mãos junta os dois fatores. O palmito é bastante consumido na região sudeste, mas Salvador se mostra como um potencial mercado consumidor do produto. O palmito pode ser utilizado em diversos preparos salgados, como a empadinha, recheios de salgados, sopas e cremes.
A Coopalm faz o manejo do palmito desde seu cultivo, corte, seleção e processamento, respeitando a quarentena de 15 dias após o envase, conforme legislação sanitária, evitando qualquer risco de intoxicação ao consumidor. São tomados ainda os cuidados para que sua produção não provoque degradação ambiental assim como são colhidos toletes a cada 6 meses, garantindo o tempo de recuperação das palmeiras de pupunha.
A Coopalm, fundada em 2007, conta hoje com 650 cooperados. E se organizam para obter a remuneração justa aos agricultores familiares envolvidos na cadeia produtiva. Apesar de ainda não ser tão representativo na Bahia, a incorporação do palmito pupunha e suas várias possibilidades de uso seguem sendo uma excelente alternativa para diversificar os ingredientes culinários produzidos localmente.
Onde encontrar:
MERCAF
R. da E.B.D.A – Itapuã
Salvador – BA
Clique para ver no mapa