GT Queijos Artesanais de Leite Cru

Comunidades //

Objetivos

Preservação da cultura, modos de vida e saberes envolvidos na produção brasileira dos queijos artesanais de leite cru. Entendemos que esta causa é de grande importância social, cultural e econômica, pois envolve milhares de agricultores familiares, tradições e identidades regionais relevantes para a diversidade alimentar brasileira.

Compromissos

Mapear, divulgar e valorizar a grande variedade de queijos artesanais de leite cru, expressão de identidades, tradições e histórias locais. Defender legislação adequada aos produtos artesanais, diferenciada da legislação industrial, respeitando o saber-fazer dos produtores, as instalações, equipamentos, embalagens e formas de comercialização tradicionais. Esta defesa, que une interesses de produtores e consumidores, está baseada no direito à liberdade de escolha na compra de produtos artesanais.

Porta-voz e representantes

Porta-voz: Katia Karam | Coordenadores: Clóvis Dorigon, Maurício Fonseca, Denise Gonçalves, Ana Cláudia Lima e Alves, Maria do Rosário Reis Simões

Promover atividades de educação do gosto e degustações, considerando a diversidade das culturas alimentares, visando o reconhecimento do valor gastronômico dos queijos artesanais de leite cru.  Incentivar a comercialização solidária dos queijos artesanais, conforme os princípios do bom, limpo e justo. 

Outras Comunidades

Nenhum item para essa seleção