Terra Madre Brasil 2020 será realizado online em novembro

—————————

Atualização:

O Terra Madre Brasil 2020 acontece em formato online entre os dias 17 e 22 de novembro.

A pluralidade da agricultura familiar e camponesa e as nuances da biodiversidade e da cultura alimentar brasileira integram o evento. Saiba mais no site que acaba de ser lançado: www.terramadrebrasil.org.br

—————————

Após 20 anos da chegada do movimento Slow Food ao país, a terceira edição do Terra Madre Brasil acontece em junho em Salvador

Maior evento que reúne as Comunidades Slow Food no Brasil estava inicialmente previsto para acontecer na capital baiana em junho deste ano, para celebrar a sociobiodiversidade, a cultura e a educação alimentar. Para o chef Fabrício Lemos, integrante da Aliança de Cozinheiros Slow Food em Salvador, além de voltar os olhos para a culinária brasileira, “trazer o evento pra Bahia vai fazer com que a população se inteire sobre e cada vez mais busque alternativas saudáveis que vão ao encontro da filosofia Slow Food”.

O Terra Madre Brasil reunirá comunidades da rede Slow Food, organizações da agricultura familiar, extrativistas, povos indígenas, comunidades tradicionais,  ativistas da cozinha, educadores, jornalistas, formadores de opinião e defensores do direito a alimentos bons, limpos e justos para todos.

Nos últimos anos, o Slow Food Brasil passou por muitas mudanças e o Terra Madre Brasil 2020 será uma grande oportunidade de encontros, alinhamentos e desenho de estratégias para consolidar as pautas do movimento e prospectar ações no âmbito dos programas e das campanhas promovidas pelo Slow Food com os parceiros. De acordo com boletim divulgado pela rede Slow Food Brasil, o Terra Madre Brasil 2020 será estruturado por territórios e incluirá diversos eixos temáticos. 

O ​Território dos Sentidos dará destaque para a Educação Alimentar e do Gosto, por meio de oficinas, percursos sensoriais e Laboratórios do Gosto, e contará com o protagonismo de educadores, agricultores e cozinheiros da rede Slow Food Brasil. 

No Território das Ideias​ será desenvolvido o campo das ideias e diálogos e as articulações para incidências nas políticas públicas e no sistema alimentar, juntamente com as organizações parceiras.  E finalmente o T​erritório dos Encontros​, que será dedicado à fruição e à troca entre agricultores familiares, produtores artesanais e co-produtores, para celebrar a sociobiodiversidade e a riqueza cultural do país. É nele que haverá comercialização de produtos, participação de restaurantes e bares, com comidas de rua e de boteco, apresentações culturais e shows.

A agroecologia, a biodiversidade e a equidade de gênero serão as abordagens transversais do Terra Madre Brasil 2020, permeando os seguintes eixos temáticos: juventude; soberania e segurança alimentar e nutricional; economia solidária e comércio justo; povos originários, povos e comunidades tradicionais e agricultura familiar camponesa; práticas e manifestações culturais; sementes livres; organismos geneticamente modificados, novas biotecnologias e agrotóxicos​; desperdício de alimentos; crise climática; ecogastronomia; educação alimentar e do gosto; abelhas nativas e Slow Bees; queijo artesanal e Slow Cheese; pesca artesanal e Slow Fish; pecuária sustentável, bem-estar animal e Slow Meat.

Segundo Valentina Bianco, coordenadora de parcerias institucionais pela Associação Slow Food do Brasil,  “a proposta é que o Terra Madre Brasil 2020 seja mais uma oportunidade para afirmação da bandeira do Slow Food em defesa do direito a ‘alimentos bons, limpos e justos para todos’, e um ponto de partida para qualquer atividade e nova articulação junto aos parceiros presentes no evento”. 

O Terra Madre Brasil 2020 será uma correalização da Associação Slow Food do Brasil e do Governo do Estado da Bahia, por meio da SDR/CAR (Secretaria de Desenvolvimento Rural/Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional/), com apoio do Instituto Ibirapitanga, de organismos internacionais (FIDA e Banco Mundial) e seus projetos/programas, de governos, de organizações da sociedade civil, do Sebrae e de empresas simpáticas ao movimento.

Mais informações sobre o Terra Madre Brasil 2020 disponíveis em terramadrebrasil.org.br

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress