FIDA e Slow Food: um projeto que capacita jovens indígenas e suas comunidades a defender e promover seu patrimônio alimentar 2017-2020

O projeto em andamento do FIDA e do Slow Food tem o objetivo de empoderar comunidades e jovens indígenas, e melhorar os meios de subsistência dos beneficiários, protegendo e promovendo seu patrimônio alimentar e preservando a sustentabilidade e a resiliência de suas práticas. Isso será feito aumentando o valor econômico dos produtos de patrimônio alimentar e fortalecendo a rede global denominada “Terra Madre Indígena”, aumentando o número de integrantes que contribuem para tomadas de decisões políticas. O projeto visa coletar e disseminar amplamente o conhecimento e a aprendizagem baseada em evidências sobre como esses dois objetivos podem ser alcançados.  

Uma década atrás, o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Slow Food iniciaram uma parceria, trabalhando em conjunto com povos indígenas, para desenvolver projetos inovadores em vários países e organizando dois grandes eventos em 2015: Terra Madre Indígena (na Índia) e o da rede jovem “We Feed The Plannet” (em Milão). Os resultados desses eventos foram discutidos pela rede indígena no Terra Madre 2016, destacando a importância de entender o patrimônio alimentar indígena como um meio de fortalecer a economia local sustentável, reforçando a identidade cultural, criando oportunidades para a juventude e conectando-as a públicos maiores e conscientizando sobre questões relevantes, como a grilagem de terras ou os efeitos do colapso climático.  

O FIDA e o Slow Food aceitaram o desafio e juntos desenvolveram um projeto que visa “Capacitar jovens indígenas e suas comunidades para defender e promover seu patrimônio alimentar”. Serão envolvidos 300 jovens indígenas e mais de 500 produtores indígenas das Fortalezas Slow Food e redes do FIDA. Os principais países envolvidos são Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, México e Quênia. Cinco Fortalezas indígenas existentes serão fortalecidas e cinco novas Fortalezas serão criadas. Destas dez Fortalezas, duas serão selecionadas como pilotos de um sistema liderado por indígenas, destinado a melhorar e aumentar a comercialização dos produtos, enquanto explora novas formas de rotulagem ou sistemas participativos de garantia.  

Além disso, o projeto visa fortalecer e consolidar o trabalho com povos indígenas que o FIDA e o Slow Food vêm desenvolvendo na rede Terra Madre Indígena (ITM). Mais comunidades devem se unir oficialmente ao movimento, e um sistema de governança será criado para apoiar o processo de fundação de um movimento liderado pelos indígenas. A governança decidirá os próximos passos, delineando um roteiro e os principais tópicos a serem abordados para que os sistemas alimentares indígenas sejam reconhecidos e representados no debate global sobre alimentos. Para garantir a sustentabilidade da rede de ITM, é essencial que os jovens indígenas participem ativamente dos órgãos governamentais e, portanto, é fundamental trabalhar em sua capacitação. Como tal, o projeto irá desenvolver e fornecer módulos de treinamento, reuniões e intercâmbios Sul-Sul.  

Durante o projeto, as principais mensagens e lições aprendidas serão coletadas e divulgadas para encorajar a adoção de modelos bem-sucedidos em programas de desenvolvimento e estruturas de políticas internacionais, como ações para aumentar ou diminuir, e para membros da rede ITM que possam se inspirar para agir. O público em geral também será tratado, como consumidores, para influenciar suas compras diárias de alimentos e decisões.  

 

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress