Terra_Madre_Salone_del_Gusto_Biodiversita-768x513.jpg

Terra Madre Salone del Gusto 2018: descubra o evento

“Nós podemos transformar o mundo 
nós podemos começar a revolução na terra 
nós temos o poder
as pessoas têm o poder.”
Patti Smith

Terra Madre Salone del Gusto é o maior evento internacional dedicado ao alimento. A décima segunda edição será realizada de 20 a 24 de setembro em alguns dos lugares históricos mais significativos da cidade de Turim, na Itália, e ficará conhecida mais do que nunca como uma edição popular.

Terra_Madre_Salone_del_Gusto_Biodiversita-768x513.jpgNão apenas os produtores do mercado, selecionados segundo critérios cada vez mais rigorosos. Não apenas as comunidades do alimento, que durante cinco dias levarão a agrobiodiversidade dos alimentos do mundo para a cidade e discutirão problemas e soluções comuns. Não apenas os cozinheiros, que conscientes do fato de que não se pode separar o prazer da responsabilidade com os produtores, usarão sua criatividade para interpretar e valorizar seus territórios da melhor forma possível. Não apenas os relatores das conferências, personalidades influentes que, de vários pontos de vista, mostrarão como uma visão mais ampla do alimento pode mudar o planeta para melhor ou pior…

Na edição 2018, Terra Madre Salone del Gusto dialogará ainda mais com os visitantes,compartilhando o conhecimento da forma mais ampla possível e procurando estimular e facilitar a mudança de hábitos alimentares das pessoas.

#FoodforChange (#ComidaParaMudança) é o tema do evento de 2018. Todos serão convidados a questionar suas escolhas alimentares. Ou seja: quais métodos de produção utilizar, que alimentos cozinhar, o que colocar no carrinho de compras. Todos os dias, o alimento que escolhemos nos põe diante de muitas questões que não se referem “simplesmente” ao alimento em si, mas ao meio ambiente, à equidade social, à economia, à política… Escolher um alimento em vez de outro significa tomar partido, não ser indiferente ao planeta em que vivemos e aos seus recursos, pensar no futuro.

Terra Madre Salone del Gusto 2018 quer abordar a vida cotidiana das pessoas, pedindo que reflitam sobre a forma com que se alimentam, fazem compras, com que veem o alimento em geral, estimulando uma mudança ampla e difusa que leve a uma consciência maior. Mais do que nunca, essa mudança é necessária, pois aquilo que comemos causa um impacto, mais ou menos profundo, em nosso planeta e nos recursos naturais, na vida de quem produz, na nossa saúde, no bem-estar dos animais que criamos.

O Terra Madre Salone del Gusto 2018 quer provar que é possível mudar o mundo a partir do alimento.

Esperamos você em Turim, de 20 a 24 de setembro. E, antes disso, no www.salonedelgusto.com, que mostra as últimas novidades, sempre com muitas atualizações.

Siga o Terra Madre Salone del Gusto nas redes sociais: #terramadre2018, #terramadre, #foodforchange

Este texto foi originalmente publicado em https://www.slowfood.com/network/pt-pt/terra-madre-salone-del-gusto-descubra-evento/

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Peixe de Varal

Pescados artesanais, cozinha local, sabedoria caiçara, tempo, sol e mar,  são esses os ingredientes que da Peixe de Varal. Angélica Souza é pescadora, cozinheira e empreendedora na Peixe de Varal. É um...

Contar, registrar, salvaguardar

Contar as histórias sobre modos de viver e conviver de um povo, para além de registrá-la, é também uma forma de partilhar cultura e sabedoria.  Cada vez mais livros de receitas tornam-se...

Educação alimentar e do gosto

Projeto inovador da faculdade de gastronomia do SENAC MINAS, inspirado na metodologia do Slow Food, leva a educação alimentar e do gosto para a sala de aula de escolas da rede pública...