acervo.png

Acervo Cultural Slow Food Brasil

A idéia surgiu de Cenia Salles e Margarida Nogueira e da vontade de compartilhar com os associados do Slow Food e outros interessados, os inúmeros materiais reunidos durante os anos que tem atuado no movimento.

O acervo conta agora com materiais institucionais, publicações variadas trazidas dos eventos Terra Madre/Salone del Gusto (Itália), livros de gastronomia, sobre educação, ecologia, sustentabilidade, revistas nacionais e internacionais, DVDs, amostras de produtos da Arca do Gosto, das Fortalezas e das Comunidades do Alimento, materiais das Campanhas do Movimento Slow Food e dos Grupos de trabalho temáticos.

acervo.png
Sala do Acervo/Crédito: Cenia Salles

Já temos no momento vários doadores e foi criado um grupo de trabalho voluntário que cuida da organização e manutenção do Acervo. Contamos com a primorosa catalogação de Dalva Bolognini, museóloga , escritora, e grande colaboradora do movimento.

Convidamos toda a rede Slow Food Brasil, líderes, chefs, acadêmicos, comunidades, produtores, rede jovem, associados e simpatizantes a usufruir e contribuir para o enriquecimento deste acervo. Seja com um livro que foi escrito ou uma tese defendida, nos princípios do Slow Food e temas relacionados.

Nossa idéia é que seja um espaço de referencia, apresentação dos materiais e pesquisa para difusão dos princípios do movimento.

A Associação Cultural Saudável Mente cedeu uma sala em sua sede para abrigar o acervo, que foi inaugurado em maio de 2015, com a honrosa presença do Carlo Petrini.

Interessados em informações e agendamento de visitas, enviar email para [email protected].

mesa_da_biodivesidade.jpgMesa da Biodiversidade/Crédito: Adriana Vernacci

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Contar, registrar, salvaguardar

Contar as histórias sobre modos de viver e conviver de um povo, para além de registrá-la, é também uma forma de partilhar cultura e sabedoria.  Cada vez mais livros de receitas tornam-se...

Educação alimentar e do gosto

Projeto inovador da faculdade de gastronomia do SENAC MINAS, inspirado na metodologia do Slow Food, leva a educação alimentar e do gosto para a sala de aula de escolas da rede pública...