slowfood expo2015

Slow Food realiza a mostra Descubra a Biodiversidade na Expo 2015 de Milão

slowfood expo2015

A mensagem do Slow Food na Expo 2015 é que alimentar o planeta com alimentos bons, limpos e justos para todos é possível, se começarmos com a biodiversidade. O Slow Food quer mostrarque há uma forma de alimentar o planeta sem explorar os recursos do planeta. Dada a importância da biodiversidade, o espaço do Slow Food na Expo 2015 apresentará a mostra Discover Biodiversity (Descubra a Biodiversidade).

 

A mostra é um espaço interativo onde os visitantes podem ler, ver e brincar, aprendendo, em cada passo, o significado da nossa luta para salvar a biodiversidade. A mostra Discover Biodiversity é dividida em várias seções, com grandes mesas de madeira dedicadas a diferentes temas.

  • A instalação Árvore do Alimento, por exemplo, mostra como o alimento é formado por muitos aspectos diferentes que se entrelaçam e se comunicam entre si: língua, cultura, lugar, sustentabilidade social e ambiental, os cinco sentidos, sociabilidade e muito mais.
  • Outra instalação — o Homem de Milho — é baseada no alimento mais utilizado do mundo. A instalação explora os alimentos industriais que utilizam esse cereal onipresente, identifica os diversos nomes atrás dos quais o milho se esconde nos rótulos dos alimentos, examina suas origens e os atuais países produtores. A produção de alimentos de pequena escala agora enfrenta esse gigante, o principal produto da agricultura industrial e presença constante nas prateleiras dos supermercados.
  • Uma imensa Ampulheta representará o ritmo cada vez mais acelerado da perda da biodiversidade. Uma série de fotos mostrará as inúmeras variedades de frutas, hortaliças, grãos, bovinos, caprinos, ovinos e outras raças animais em risco de extinção.

Diferentes expositores mostrarão a história da agricultura, contrapondo fast food e comida dos mercados, e comparando diferentes sistemas de produção de alimentos.

Se o objetivo é estabelecer um sistema alimentar que também olha para o futuro e que, portanto, pretende alimentar o mundo de forma sustentável, respeitando o meio ambiente e os produtores de alimentos, há muitas razões para que o foco seja a preservação da biodiversidade:

  • variedades e raças locais se adaptaram às suas áreas locais, tornando-se mais fortes e mais resistentes, exigindo menos intervenções externas
  • sistemas uniformes ou com pouca biodiversidade são mais frágeis e altamente vulneráveis
  • não há monoculturas na natureza
  • a biodiversidade também é uma fonte inestimável de tratamentos medicinais
  • a biodiversidade garante o bem-estar das comunidades rurais
  • cultivando e comendo biodiversidade, aprendemos a combater o desperdício, a respeitar a sazonalidade e a preservar os conhecimentos tradicionais, aproximando-os de um diálogo com a ciência oficial
  • partindo da biodiversidade, podemos imaginar um modelo de desenvolvimento diferente

Serena Milano, Secretária-Geral da Fundação Slow Food para a Biodiversidade, afirma: “Desde a década de 50, a tarefa de alimentar a população mundial tem sido progressivamente confiada a monoculturas, a fazendas industriais e a um número cada vez mais limitado de variedades de plantas e de raças animais – o que levou a uma padronização de sabores, à perda de muitas fontes locais de nutrição, à destruição de muitos dos ecossistemas mais importantes do mundo e à restrição da alimentação mundial principalmente a três grãos: trigo, arroz e milho. Salvar a biodiversidade ajudará a restabelecer o equilíbrio urgentemente necessário dos ecossistemas mundiais, sem o qual o planeta lutará para sobreviver, encontrando-se progressivamente incapaz de alimentar a população mundial no futuro. A biodiversidade é a protagonista da solução de muitos problemas do sistema alimentar atual e da garantia da soberania alimentar, segurança alimentar e de uma alimentação boa, limpa e justa para todos.

Para mais informações e atualizações sobre a participação do Slow Food na Expo, visite: www.slowfood.com/expo2015/en/

Os seguintes projetos do Slow Food são dedicados à preservação da biodiversidade: www.slowfood.com/

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress