Prêmio Queijos do Brasil

1º Prêmio de Queijos Artesanais Brasileiros acontece em São Paulo

Prêmio Queijos do Brasil

A primeira premiação de queijos artesanais do Brasil está com inscrições abertas até o dia 23 de outubro de 2014.

O Prêmio Queijo Brasil é promovido pela Mercearia Mestre-Queijeiro (loja de produtos artesanais do mestre-queijeiro Bruno Cabral e do Grupo Clash) e pelo GT Slow Food Brasil de Queijos Artesanais. A premiação acontece no dia 3 de novembro durante a Semana Mesa SP, no Centro Universitário Senac – Santo Amaro. Nesta primeira edição, podem participar até 100 tipos de queijos de produtores de todo Brasil, que serão premiados com selos ouro, prata e bronze, não havendo um único vencedor.

Com apoio da revista Prazeres da Mesa e Senac São Paulo, a iniciativa tem o intuito de divulgar a diversidade dos queijos artesanais produzidos em território nacional, aproximar o consumidor do produtor, além de estimular a melhoria da qualidade dos queijos por meio do intercâmbio de conhecimentos entre produtores, consumidores e especialistas. O Prêmio de Queijos Artesanais Brasileiros integra a programação da Semana Mesa SP, o mais importante evento de enogastronomia da América Latina, que acontece em entre os dias 3 e 5 de de novembro no Centro Universitário Senac – Santo Amaro.

Como Funciona:

Os queijos inscritos para a premiação, por seus produtores e/ou representantes, serão avaliados por um júri formado por chefs, jornalistas, especialistas em queijos, produtores e consumidores.

Aos jurados serão entregues folhetos explicativos sobre tipos de defeitos nos queijos para orientação durante a avaliação.

Durante o evento os queijos serão igualmente avaliados por voto popular.

A cada produtor premiado será entregue:

· Certificado de Prêmio / Diploma

· Adesivo com premio recebido do concurso para ser colocado junto ao queijo em ponto comercial. 

Exigências para inscrever o queijo:

  1. O queijo inscrito deve ser produzido em território nacional.
  2. Tendo em conta as diferentes técnicas de produção, o queijo inscrito de ser produzido manualmente ou com o mínimo auxilio de maquinas. 
  3. O queijo inscrito deve ser produzido na mesma fazenda/laticinio onde preferencialmente 80% do leite é obtido, podendo ser maturado em outra localidade ou afinado com técnicas diferenciadas e inclusive podendo receber a interferência de outros ingredientes desde que o nome do queijo seja diferente de seu original.
  4. O limite diário de leite na produção é de 1.000 litros.
  5. Associações e cooperativas poderão inscrever seus queijos desde que respeitem o limite máximo de produção diário.
  6. A organização do evento dará preferencia a queijos com nome locais e em idioma português e que fomentem a criação de novos produtos genuinamente brasileiros.
  7. Caso seja comprovado que algum queijo premiado não cumpra as exigências acima descritas, ao produtor lhe será imediatamente retirado o premio e penalizado com a proibição de participação em futuros Queijo Brasil.

Inscrições

Os produtores e/ou seus representantes podem inscrever seus queijos enviando a ficha de inscrição preenchida para o email [email protected]. Maiores informações e instruções para envio dos queijos podem ser obtidas pelos telefones (11) 23691087 e (11) 23691089 ou ainda pelo facebook: www.facebook.com/premioqueijobrasil

O prazo final para a inscrição dos queijos é de 23 de Outubro de 2014

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Contar, registrar, salvaguardar

Contar as histórias sobre modos de viver e conviver de um povo, para além de registrá-la, é também uma forma de partilhar cultura e sabedoria.  Cada vez mais livros de receitas tornam-se...

Educação alimentar e do gosto

Projeto inovador da faculdade de gastronomia do SENAC MINAS, inspirado na metodologia do Slow Food, leva a educação alimentar e do gosto para a sala de aula de escolas da rede pública...