51- guardias do queijo coalho

Lançamento do vídeo Guardiãs do Queijo Coalho no Sertão

No próximo dia 13 de setembro, às 14h30, acontecerá o lançamento do vídeo Guardiãs do Queijo Coalho no Sertão. O evento será realizado no Cine Vitória, na antiga Rua 24h, em Aracaju.

O vídeo exibe o modo de vida das mulheres sertanejas que aproveitam o leite, importante recurso territorial, para elaborar o queijo. Com o soro, subproduto da produção de queijos, as mulheres alimentam os suínos que, comercializados, geram a renda que contribui para a sustentabilidade do estabelecimento rural e a continuidade nessa terra lugar de vida e labuta. As camponesas “mulheres de opinião” dos municípios de Monte Alegre de Sergipe, Porto da Folha e Nossa Senhora da Glória e seus familiares contam suas histórias e manifestam a relevância da produção de queijo para a vida das famílias sertanejas.

 

Participe deste evento e venha refletir sobre a produção de alimentos identitários no mundo rural, produção alicerçada pela demanda de mercado consumidor urbano e inserida no circuito “invisível” da economia.

51- guardias do queijo coalho

Câmera/Edição/Direção: Rita Simone Liberato

Produção: Sônia de Souza Mendonça Menezes

Co-produção: Fabiana Thomé da Cruz

Assistentes de Produção: Dona Carmelita, Dona Aninha, Dona Daci, Sr. José de Aninha, Dona Maria Isabel (Beza), Dona Maria José (Monte Alegre de Sergipe). Dona Maria de Sá Delfino (D. Lindinalva), Ezequiel Delfino, Isaac Delfino, Dona Maria Célia (Porto da Folha). Dona Gilane, Sr. João Messias, Dona Maria Helena, Dona Maria Valdete  e Sandro Nunes (Nossa Senhora da Glória).

Finalização: Ludwig Birkner e Marcus Hora

Música: Joésia Ramos

Designer: Clarissa Rocha

Vídeo realizado a partir do projeto de pesquisa Queijo de coalho caseiro: o saber fazer tradicional das mulheres camponeses e a geração de renda no território do Alto Sertão Sergipano.

Coordenação: Sônia de Souza Mendonça Menezes

Equipe: Abeaci dos Santos e Fabiana Thomé da Cruz

Apoio: Alexandro Batista dos Santos e José Natan Gonçalves da Silva

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Contar, registrar, salvaguardar

Contar as histórias sobre modos de viver e conviver de um povo, para além de registrá-la, é também uma forma de partilhar cultura e sabedoria.  Cada vez mais livros de receitas tornam-se...

Educação alimentar e do gosto

Projeto inovador da faculdade de gastronomia do SENAC MINAS, inspirado na metodologia do Slow Food, leva a educação alimentar e do gosto para a sala de aula de escolas da rede pública...