Salone del Gusto e Terra Madre: Alimentando a reflexão

Alimentando a reflexão em mais de 170 Laboratórios do Gosto, Encontros à Mesa, Teatros do Gosto e Encontros com o Produtor. Entre 25 e 29 de outubro, em Turim, na Itália.

No ano da fusão do Salone del Gusto e Terra Madre em um único evento capaz de levar a riqueza de ideias e culturas da rede Terra Madre para um público ainda mais amplo, a programação de eventos também reflete esta mudança. Haverá mais espaço para os temas e as campanhas centrais da rede: a importância de biodiversidade e sustentabilidade, a proteção de paisagens e o resgate do conhecimento tradicional. Como sempre, haverá degustações conduzidas por produtores, chefs, vinicultores, produtores de cerveja e especialistas.

As comunidades de Terra Madre realizarão diversos Laboratórios do Gosto, apresentando histórias e especialidades do mundo inteiro:

 

Experimente uma seleção de saquês japoneses, apresentados pelo conceituado crítico de saquês Haruo Matsuzaki, acompanhados de comidas típicas japonesas. O laboratório é organizado em colaboração com o Slow Food Fukushima, e os convivia de Miyagi e Kesennuma, comunidades afetadas pelo terremoto e tsunami de 2011, que estão lutando para prevenir a perda da biodiversidade local e dos conhecimentos tradicionais.

Experimente a variedade de uma das cozinhas menos conhecidas da Europa, numa viagem pela Albânia, um país onde a agricultura de pequena escala envolve quase metade da população, mas onde produtos artesanais e habilidades tradicionais estão se perdendo progressivamente à medida que aumenta o êxodo rural.

Aprenda como as comunidades do alimento da Bretanha, na França, estão lutando para defender a biodiversidade do ecossistema e para preservar os sabores autênticos dos inúmeros terroirs de ostras da Bretanha, graças à Fortaleza Slow Food de Ostras Naturais da Bretanha; ou para preservar as populações de abelhas em declínio, graças ao mel extremamente raro das abelhas negras da ilha de Ushant.

Em 14 Teatros do Gosto, os chefs prepararão seus pratos exclusivos para o público provar. Explore o Peru, um dos países com uma das biodiversidades mais ricas do mundo, através dos pratos preparados por Virgilio Martinez, do Restaurante Central em Lima. Siga Magnus Nilsson numa viagem culinária através das florestas da região de Jämtland, na Suécia, onde ele colhe frutinhas silvestres, ervas, líquens e flores, caça e cultiva vegetais; tudo acompanhado de cervejas artesanais do mestre cervejeiro Teo Musso, de Baladin, na Itália.

Trinta e nove chefs estarão no Piemonte para 23 Encontros à Mesa, em conhecidos restaurantes de Turim e arredores e famosas adegas da região de Langhe. Massimo Bottura, chef mundialmente famoso e premiado com estrelas Michelin, preparará um jantar junto com cinco chefs da América do Sul, usando produtos das comunidades do alimento Terra Madre. Gill Mellor, chef do restaurante River Cottage HQ, e Tim Maddams, chef do River Cottage Canteen, fundado por Hugh Fearnley‐Whittingstall em Dorset, prepararão um jantar muito especial, que encerrará um ciclo de duas semanas, de Devon, no Reino Unido, a Turim, na Itália, com o objetivo de conscientizar e angariar fundos para duas instituições que se ocupam de pessoas que sofrem de depressão. O jantar será uma celebração da importância da boa alimentação e de uma vida slow para o bem‐estar mental.

Dez Encontros com o Produtor, realizados numa área no coração do Salone del Gusto e Terra Madre, incluirão degustações, histórias e testemunhos de grandes nomes do mundo da comida e do vinho. Conheça pessoas como Claude e Lydia Bourguignon, engenheiros agrônomos que viajam pelas áreas rurais da Europa para ajudar viticultores e agricultores a combater a perda de matéria orgânica do solo.

Saiba mais: http://salonedelgustoterramadre.slowfood.com/

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress