Dia do Terra Madre, 10 de dezembro: qual é o cardápio?

Descubra como o mundo está se preparando para celebrar o alimento local durante o Terra Madre Day … 
 
Em seu terceiro ano, o Terra Madre Day celebra o alimento bom, limpo e justo de inúmeras formas, reunindo comunidades durante festivais, jantares, mostras, eventos culturais, palestras e muito mais. Os eventos não só promovem os alimentos locais, mas também mostram ao mundo lugares e rostos fundamentais para nossas comunidades e produções alimentares, evidenciando a criatividade do nosso movimento e o potencial de promover mudanças através de ações grandes e pequenas. 
 
Com a proximidade do Terra Madre Day 2011, vejamos o que o mundo está preparando para dia 10 de dezembro.  Na Romênia, um almoço comunitário ao ar livre com receitas de família preparadas com ingredientes sazonais locais promovendo os produtores locais. Em Dijon, na França, o foco será o uso da tecnologia para conectar produtores e consumidores através de uma plataforma online de alimentos locais. Os membros do Slow Food da Alsácia oferecerão uma sopa de legumes especial aos visitantes do mercado histórico. Na Holanda, apicultores, moleiros, queijeiros, padeiros e especialistas em chá oferecerão seus produtos num mercado em Heeze, que normalmente abriga as ovelhas da Fortaleza Drentse Heidenshaap. 
 
Na África, um festival de comidas no Quênia reunirá cerca de 2000 pessoas de três tribos diferentes para preparar seus pratos tradicionais e participar de demonstrações culinárias. Em Gana, um desejo semelhante, de ver o antigo conhecimento culinário sobreviver no futuro, inspirou a criação de um livro de receitas tradicionais para jovens, que será lançado nesta ocasião. Em Ruanda será realizado um espetáculo de dança no qual 60 pares de braços simbolizam os chifres de raças bovinas locais em risco de extinção, chamando a atenção para a importância da biodiversidade..
 
Inúmeros eventos em todo o mundo celebrarão produtos locais específicos com dezenas de jantares coletivos e oficinas de degustação enfatizando alguns dos alimentos especiais e incomuns protegidos pela rede Slow Food: dos queijos de leite cru do Canadá aos vinhos do Líbano; das diversas variedades de gergelim encontradas em Israel aos azeites de oliva da Espanha. Na Eslovênia e em Malta, o pão será a estrela do dia; a Croácia celebrará a lula e as conservas estarão no centro das festividades na Ucrânia. Na Indonésia, alimentos selvagens estarão acompanhados de literatura num festival para redescobrir as plantas nativas comestíveis da região. No Brasil, a mandioca será o tema central de eventos realizados do norte ao sul do país: em Angelina a rede Terra Madre catarinense se reunirá em um tradicional Engenho de farinha enquanto que em Salvador será apresentado o documentário "Mandioca, raiz do Brasil", seguido de uma palestra e da apresentação de receitas à base de mandioca.
 
O Terra Madre Day também incluirá concursos, filmes, aulas de culinária e muitos outros eventos dedicados à educação: da Índia, onde estudantes de Saiwan celebraram a colheita no jardim da escola, à Itália, onde alunos da Universidade de Ciências Gastronômicas levarão crianças a uma caça ao tesouro pela cidade para descobrir especialidades locais. 
 
Muitos eventos também apóiam o projeto Mil Hortas na África – o projeto mais ambicioso do Slow Food para 2011- com atividades para arrecadar fundos: loteria, leilão silencioso e espetáculos.
 
E você, como vai comemorar o Terra Madre Day? 
 
Para ver todos os eventos, buscar eventos em sua região ou registrar um novo evento e participar da comemoração mundial, visite: 
www.slowfood.com/terramadreday

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress