Salone Internazionale del Gusto e Terra Madre 2010

Comida +/= territórios, uma nova geografia do planeta

A oitava edição do Salone Internazionale del Gusto será realizada em Turim (Lingotto Fiere) do dia 21 a 25 de Outubro, em paralelo com o Terra Madre – encontro mundial das comunidades do alimento.

Os dois eventos bienais representam um momento único e interligado.

A exposição mercado internacional, aberta ao público, vitrine da produção enogastronômica artesanal e de qualidade, forte na sua conotação didática, de sensibilização e debates, será realizada em concomitância e ao lado do evento Terra Madre que reúne todos os atores da cadeia agroalimentar de 150 países, comprometidos em defender e promover modos de produção que respeitam o meio-ambiente, atentos aos recursos naturais do planeta, à conservação da biodiversidade e justiça social. Somente no Terra Madre estarão reunidas cerca de 7mil pessoas, entre pequenos produtores, agricultores, pescadores artesanais, cozinheiros, pesquisadores e ativistas do Slow Food.

O tema do Salone del Gusto esse ano se exprime em duas palavras: comida e território. Relacionadas por dois símbolos convencionais, o + e o =. O que isto significa? Significa que sem o território não existiria a comida, que é um modo de expressar o território, o clima, o savoir faire; através da comida cada território exprime suas características peculiares e reconhecidas.

A comida, como parte edível e concreta da nossa identidade, como elemento que dá forma ao território, como expressão cultural; e o território em si como lugar que pertence às pessoas que lá nasceram ou vivem e que por ele tem respeito, cuidado e reconhecimento. 

Território este conjugado no plural, para exaltar as diferenças entre os lugares, culturas, conhecimentos e praticas agro-alimentares. As estratificações culturais nos garantem uma atualidade – gastronômica – fotografada hoje na sua continua existência, entre passado e futuro.

Os territórios então se transformam em lugares para troca de conhecimento, porque não existe identidade sem o confronto com outros. Assim se projeta um novo mapa do planeta, um mapa de comidas, cores e sabores. 

O espaço expositivo do Salone del Gusto, e é esta a novidade deste ano, será organizado em função dos territórios: não existirão esse ano as vias temáticas e a área das Fortalezas, mas cada região e país do mundo irá apresentar suas produções, seus projetos e suas cozinhas separadamente.   

Salone del Gusto e Terra Madre 2010, com a atenção pelo meio-ambiente, continuam o caminho já tomados nos anos anteriores em direção a reduzir seu impacto ambiental. As iniciativas desenvolvidas pelo Departamento de Desenho Industrial da Universidade Politécnica de Turim e pelo Slow Food, em colaboração com a Universidade dos Estudos de Ciências Gastronômicas, se baseiam em um projeto eficiente na preparação, nos transportes de mercadorias, na gestão do desperdício, da água e da energia.

O Salone Internazionale del Gusto 2010, é organizado pela Região Piemonte, cidade de Turim e Slow Food; os patrocinadores oficiais são Lurisia, Consorcio pela Tutela do Vinho Asti docg, Lavazza, Consorcio do Parmigiano-Reggiano, Intesa Sanpaolo e Pasta Garofalo.

Terra Madre é realizado pelo Ministério das Políticas Agrícolas Alimentares e Florestais, Cooperação Italiana pelo Desenvolvimento – Ministério das Relações Exteriores, Região Piemonte, Cidade de Turim e Slow Food em colaboração com a fundação CRT, Companhia de San Paulo, Associação das Fundações de Poupança do Piemonte e Coldiretti Piemonte.

Para saber mais: www.salonedelgusto.com / www.terramadre.org

Informações para imprensa:

Ufficio Stampa/Press Office Salone del Gusto – Terra Madre:
Slow Food:
Tel. +39 0172 419653 /45/66/12
[email protected]
www.slowfood.com/press/
Fax +39 0172 419725

Regione Piemonte:
Tel. +39 011 4323312
[email protected]

Comune di Torino:
Tel. +39 011 4423606
[email protected]

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress