Cheese – As Mil Almas do Queijo

Entre os dias 18 e 21 de setembro de 2009 acontece em Bra (Itália), "Cheese – as formas do leite" evento bienal organizado pelo Slow Food e pela cidade de Bra.

Esta manifestação internacional, que chega à sua sétima edição, tornou-se um ponto de referência para os artesãos da produção de leites e queijos mundial e para um amplo público de apaixonados, graças à sua capacidade de apresentar "as mil almas do queijo", dos animais produtores de leite ao produto final. Cheese tem como objetivo contar as estórias por trás destes produtos mas também, e sobretudo, contribuir a mantê-los vivos.

Nos seus dez anos de estória, Cheese mudou a percepção do mundo caseário por parte dos consumidores, colocando os refletores sobre a variada produção artesanal: um setor rico em oportunidades mas também cheio de problemáticas e de contradições.

Durante os quatro dias de evento, a cidade de Bra transforma-se em um grande laboratório de idéias, debates, degustações, atividades didáticas e mercado. Uma das batalhas vencidas por Cheese e iniciadas desde a sua primeira edição em 1997, foi a promoção do leite cru que voltou a  ser considerado pelos consumidores como um elemento imprescindível para que os queijos sejam uma expressão do território e tenham características sensoriais únicas.

Temáticas de Cheese 2009

Nesta nova edição o empenho de Slow Food continua para explicar que o leite não é um commodity sempre igual, mas que existem leites diversos, de acordo com as raças animais, de como estes são alimentados, do ambiente em que vivem e dos ritmos produtivos aos quais são submetidos. Problemáticas notáveis e atuais como aquelas ligadas à presença de OGM na alimentação animal serão discutidas: poucos sabem que 90% dos OGM importados na Europa são destinados à alimentação animal. Os métodos de criação animal também serão avaliados, em particular o pastoreio. A figura do pastor está em risco de desaparecer por causa das duras condições de vida, da baixa remuneração e sobretudo pela ausência de normas e regulamentações em tutela desta atividade. O abandono do pasto possui repercussões negativas para o ambiente e para a economia de montanha com uma conseqüente degradação territorial e o desaparecimento de um produto com características sensoriais específicas não replicáveis pela indústria zootécnica. O debate a Cheese envolverá também o sistema das denominações de origem e das indicações de origem, que de um lado são úteis para manter produções típicas, mas que por outro lado riscam de não valorizar as pequenas produções para as quais é difícil manter os custos de certificação.  Cheese promoverá e defenderá as tipologias de queijo com denominação de origem mas autênticas e produzidas em difíceis condições.

É com estes temas que se movem as iniciativas de Cheese 2009. Do mercado à grande sala dos queijos, aos Laboratórios do Gosto, aos Laboratórios do Leite, aos cursos Master of Food… Também será possível divertir-se no Café literário e seus concertos, nos Quiosques de degustação, nas Cozinhas de rua, nas áreas dedicadas às cervejas e aos vinhos etc. A Manifestação acontece também fora de Bra com os Encontros à mesa, jantares organizados nas áreas circunstantes de Langhe e Roero, e com um rico programa organizado na Agência de Pollenzo.

O Brasil e Cheese 2009

O Brasil é também protagonista desta sétima edição de Cheese, graças à presença de Ana Luiza Trajano, chef e proprietária do restaurante Brasil a Gosto de São Paulo. Ana Luiza realizará um Laboratório do Gosto dedicado a queijos brasileiros produzidos com leite cru, como o Serra da Canastra e os harmonizará com diversas cachaças. Em um segundo momento, Ana Luiza realizará um jantar em Barolo, apresentando ao público de Cheese produtos pouco conhecidos de diversos cantos do Brasil.

Para saber mais sobre Cheese, acesse o site:

www.cheese.slowfood.it (textos em italiano)

http://www.cheese.slowfood.it/welcome_eng.lasso (textos em inglês)

 

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Contar, registrar, salvaguardar

Contar as histórias sobre modos de viver e conviver de um povo, para além de registrá-la, é também uma forma de partilhar cultura e sabedoria.  Cada vez mais livros de receitas tornam-se...

Educação alimentar e do gosto

Projeto inovador da faculdade de gastronomia do SENAC MINAS, inspirado na metodologia do Slow Food, leva a educação alimentar e do gosto para a sala de aula de escolas da rede pública...