salone2008.jpg

Salone del Gusto 2008 – Viagem às Raízes do Alimento

salone2008.jpgO primeiro Salone del Gusto aconteceu em Turim em 1996, inspirado em dois eventos anteriores: Gran Menu (Verona) e Milano Golosa (Milão), ambos em 1994. O Salone realmente ganhou vida na segunda edição, em 1998, com a introdução do Mercado. O evento atraiu 120.000 visitantes e transformou a visão elitista da gastronomia de qualidade de cabeça para baixo. Transformou em prazer e direitos um interesse que até então era reservado para poucos. O projeto foi criado ao mesmo tempo que intelectuais de vanguarda estavam começando a formular uma análise crítica da globalização. Em 2000 as Fortalezas Italianas se apresentaram pela primeira vez no Salone del Gusto. Em 2002 juntaram-se a elas as Fortalezas internacionais, ano que também foi apresentado o terceiro Prêmio Slow Food para a Defesa da Biodiversidade. A semente foi plantada para o Terra Madre, o encontro mundial das comunidades do alimento, que aconteceu pela primeira vez em 2004, atraindo 5000 agricultores familiares, artesãos, pescadores e pastores de 130 países. O Terra Madre era um complemento político para o Salone del Gusto, que tem um caráter mais comercial e que, na edição de 2004, atraiu mais de 140.000 visitantes, muitos de fora da Itália.

Finalmente em 2006 o conceito filosófico inovador do “alimento bom, limpo e justo” antecipou a fusão inevitável das duas almas do Slow Food: produtores e consumidores, que nós agora chamamos de co-produtores (por ser bem informado de como o alimento é produzido e apoiar ativamente aqueles que o produzem, o consumidor passa a fazer parte do processo de produção).

Enquanto mais de 170.000 “neo-gastrônomos” que visitaram o VI Salone del Gusto em 2006 conheciam os stands do Centro de Exibições Lingotto ou treinavam e refinavam seus paladares nas Oficinas do Gosto; no Oval Arena pescadores Senegaleses e Brasileiros, pastores de Abruzzo e nômades da Mongólia discutiam o futuro de suas atividades produtivas, trocando soluções, idéias e perspectivas em relação ao alimento BOM do ponto de vista gastronômico, LIMPO (sustentável para o meio-ambiente) e JUSTO em termos de justiça social e da remuneração para os produtores.

Foram 12 anos – 22 se levarmos em consideração o ano que o Slow Food foi fundado – para realizarmos esta fascinante viagem até a raiz do alimento: do garfo ao campo, de enogastronomia para neo-gastronomia, dos frutos do Salone del Gusto para o útero de Terra Madre, que se unem pela primeira vez em 2008 como um evento único (incidentalmente, o primeiro deste tamanho a almejar o impacto ambiental nulo).

Esta viagem é apenas uma etapa de uma jornada ainda mais longa pela biodiversidade, educação e prazer – mas é uma etapa que ninguém pode ignorar.

O site do Salone del Gusto 2008 já está no ar com informações sobre a programação. Em breve os ingressos estarão à venda on-line.

Para saber mais: www.salonedelgusto.com

Veja também:

 

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Contar, registrar, salvaguardar

Contar as histórias sobre modos de viver e conviver de um povo, para além de registrá-la, é também uma forma de partilhar cultura e sabedoria.  Cada vez mais livros de receitas tornam-se...

Educação alimentar e do gosto

Projeto inovador da faculdade de gastronomia do SENAC MINAS, inspirado na metodologia do Slow Food, leva a educação alimentar e do gosto para a sala de aula de escolas da rede pública...