Carlo Petrini em Conservatória

Um presente inesperado: Carlo Petrini no Rio de Janeiro

Carlo Petrini em ConservatóriaUm belo dia, pouco antes do Natal chega um e-mail: confidencial e… surpreendente: Carlo Petrini* viria ao Rio, em viagem particular, de férias, logo após o Natal!

Viria para descansar, tomar água de coco, ir a praia… e, na virada do Ano Novo, assistir a famosa queima de fogos na orla do Rio.

Nada de compromissos, entrevistas ou fotógrafos: pernas pro ar, que ninguém é de ferro!!!

Mas, deu a entender que queria saber sobre o movimento no Brasil, sobre os Convivia, quantos associados, o que vem sendo feito.

Gostaria também de dar um passeio na serra para ver algo diferente.

O avião chegou pontualmente e em cerca de meia hora, Petrini chegava ao hotel, no Leblon, e rapidamente trocava seus pesados casacos por um par de havaianas e um bom suco de maracujá…

Buona notte, buon riposo! Ci vediamo doppo domani!

Na manhã de sábado, um pequeno grupo saiu rumo ao Quilombo de São José, na Serra da Beleza, município de Valença, RJ.

Caminho de Conservatória

Depois de 2 horas de agradável viagem, uma parada na charmosa Conservatória para o almoço, com direito a caldinho de feijão, carne seca, aipim frito e farofa.

Visita ao Quilombo de São José

A visita ao quilombo foi uma verdadeira viagem ao passado! Os moradores, descendentes diretos de escravos que trabalhavam nesta mesma fazenda há quase 200 anos, são a sétima geração e continuam mantendo vivas suas tradições culturais e religiosas como o Terço de São Gonçalo, o Jongo, o uso das ervas medicinais e as benzeduras.

Tivemos o privilégio de assistir a bela cerimônia religiosa de encerramento do ano na comunidade, com cânticos, batidas de tambor e ritos tradicionais. Ao final, uma farta e deliciosa refeição foi servida.

Foi uma experiência ímpar para todos nós, uma grande lição de amor à tradição, com muita simplicidade, generosidade e convivialidade!

Carlo Petrini durante encontro do Convivium Rio de Janeiro

O encontro com os sócios do Convivium Slow Food Rio de Janeiro, aconteceu no restaurante O Navegador.

No programa, além da exibição do documentário "Seu Bené vai a Itália" que vai participar do Festival de Cinema de Berlim e do Slow Food on Film em Bolonha, uma pequena amostra do programa "Bagunça na Cozinha", uma série de 30 pequenos programas de educação do gosto para crianças, feito para a TV Futura,  em parceria com o Instituto Maniva e o Convivium Slow Food Rio de Janeiro.

Carne Seca com abóbora. Chef Teresa Corção

O menu do almoço, elaborado pela chef Teresa Corção, foi um passeio pelos sabores e cores do nosso Brasil. Petrini atentamente degustou, analisou e aprovou cada sabor exótico, cada textura distinta.

A emoção de Petrini com o filme foi total: riu, chorou e vibrou com as imagens feitas no Terra Madre 2006!

E ver o que está sendo feito na educação das crianças, baseada na filosofia Slow o deixou realmente feliz!

Ao final do almoço nosso querido Carlo, falou sobre o Slow Food, Terra Madre e como sempre, emocionou a todos nós! (Clique para ler a transcrição completa da fala de Petrini)

Na véspera de sua partida, nos reunimos para um jantar de despedida no restaurante português Antiquarius, onde para nossa surpresa, ele havia estado 25 anos atrás.

Creio que Petrini saiu bastante confiante com toda a potencialidade do Brasil e com o que vem sendo feito pelos convivia, Arca do Gosto, Fortalezas e Comunidades do Alimento.

Como o Cristo no Corcovado, estaremos sempre de braços abertos, na esperança que Carlo Petrini volte sempre por aqui!

 


*Carlo Petrini é Presidente Internacional e fundador do Slow Food

*Margarida Nogueira é presidente do Convivium Rio de Janeiro 

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress